2014. február 6., csütörtök

E agora..um bocadito em portugues :)

Queridos amigos falantes da língua portuguesa,

finalmente tenho noção de escrever em português para vocês. é difìcil resumir os acontecimentos das últimas semanas, por isso vou escrever sobre coisas que são ligadas a nós, húngaros.
Ultimamente tenho tido acesso a conhecer os grupos e companhias húngaras que existem aqui, em Lisboa. é incrível, mas existem alguns. Na última quinta fomos às danças húngaras! Devem saber, a Hungria tem uma grande tradição folclórica, partindo da música até às danças. A dança húngara é geralmente enérgica, rápida e cansa muito. Mas no sentido psitivo, depois de a dançar, já não precisa do ginásio :) Eu, por acaso nunca gostava tanto das nossas danças, não sei por quê...talvez porque quando era criança, na escola primária era obrigatório ir às danças, e sabem, o que é obrigatório, a gente já não o gosta...assim foi comigo, mas agora senti, que tenho esta possibilidade e aqui, em Portugal, devo aproveitá-la! E assim fui lá. Há alguns anos que fundaram o grupo "Paprika" e desde então continuam a frequentar ao curso, húngaros, em maioria, mas estava lá um corajoso português e um polaco entusiasmado. Eu valorizo muito estas pessoas, não é fácil aprender estas danças! Fui lá ter então e começámos pelo treino. Já foi bastante para mim :) Mas depois começámos a aprender uma coreogafia completa da dança "Csárdás". Talvez esse tipo seja o mais conhecido. é dançado em pares e tem um ritmo rápido. Até ao fim da aula consegui mais ou menos aprendé-la, mas espero que hoje ainda vamos praticá-la. O grupo tem a cerca de 15 membros, e ás vezes apresentam danças ao público, nas feiras nacionais. Depois, no fim do encontro dançámos ainda a minha preferida dança da Transilvânia, chamada "O caminho do Diabo". Quem me conhece de Coimbra, pode se lembrar á nossa ceia húngara quando quis ensinar-vos uma dança, foi esta. Mas infelizmente não chegámos ao ponto de a aprender, porque chegou o meu vizinho e começou a bater à porta, e assim devemos acabar a dançar. Foi engraçado até...Nesta vez não veio ninguém e assim pomos o ponto final da aula. Se estão interessados nas danças húngaras e querem conhecer um grupo animado, podem juntar-se a eles!

https://www.youtube.com/watch?v=Rl6PGGibPik
caminho de diabo...nao se assustem! :)

Nincsenek megjegyzések:

Megjegyzés küldése